segunda-feira, 14 de abril de 2014

Serviço “Ligue 132” presta auxílio a usuários de drogas e familiares de Londrina

Gratuito e especializado, o “Ligue 132” é um serviço de atendimento telefônico que visa informar e orientar usuários e familiares sobre o consumo de drogas, que é considerado um problema de saúde pública. O serviço funciona 24h por dia, de domingo a domingo. As informações e a identidade dos usuários do serviço são mantidas em sigilo.

Atendimentos personalizados

Nos casos mais graves, com base nas necessidades do indivíduo, o usuário é convidado a participar de acompanhamento telefônico personalizado. Havendo anuência do interessado (usuário ou familiar) são agendadas datas para atendimentos, denominadas “datas de seguimento”.

Os intervalos das consultas são diferentes para usuários e familiares. Para usuários, o primeiro atendimento ocorre 24 horas após suspender o consumo. Os próximos contatos vão acontecer após três dias e uma semana depois haverá revisão. Na sequência, o atendimento será realizado após um, dois, três e seis meses. Quanto aos familiares, os atendimentos terão escala diferenciada.

Os atendentes são consultores e supervisores. Os consultores são universitários da área de saúde capacitados para exercer essa função. O treinamento de um consultor chega a durar até dois meses. Os consultores só são liberados para o atendimento após avaliação técnica e psicológica. E os supervisores são profissionais graduados da área da saúde que cursam mestrado ou doutorado em dependência química.

Londrina

Até março de 2014, o “Ligue 132” registrou 12 ligações oriundas de Londrina, das quais oito aderiram ao atendimento personalizado.

O “Ligue 132” integra o programa “Crack, é possível vencer”, do governo federal, o qual envolve as Secretarias Municipais de Assistência Social, Defesa Social, Educação e Saúde.

Mais informações com o assessor de comunicação do “Ligue 132”, Gabriel Ludwig, pelo (51) 3303-8764

Nenhum comentário:

Postar um comentário