terça-feira, 29 de abril de 2014

Prefeitura de Londrina realiza Ação Emergencial de Combate à Dengue

A partir de hoje (29), a Prefeitura de Londrina vai realizar Ação Emergencial de Combate à Dengue em toda a cidade. O objetivo é controlar e combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e diminuir o índice de Infestação que, de acordo com o último levantamento, ficou em 6,3%.

Para isso, os agentes municipais de endemias em conjunto com os agentes comunitários de saúde (ACS) e os técnicos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) vão inspecionar os imóveis de todas as regiões de Londrina e solicitar à população que elimine os objetos sem uso que podem acumular água das chuvas.

Os moradores poderão descartar objetos como pneus velhos, recicláveis e equipamentos da linha branca como, por exemplo, geladeiras e fogões. De acordo com a gerente de vigilância ambiental, Mirna Germiniano, os funcionários da Secretária Municipal de Saúde avisarão os cidadãos um dia antes da ação acontecer no bairro. Assim, a população deverá colocar nas calçadas de suas casas tudo aquilo que deseja eliminar, pois a CMTU passará recolhendo os materiais e contará com o apoio das cooperativas de reciclagem locais.

Amanhã (30) e sexta-feira (2), os trabalhos serão realizados na Vila Marízia e no Centro Social Urbano da Vila Portuguesa. Hoje (29), os servidores públicos já estão divulgando a ação nestes dois bairros da região central.

Em comparação com o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRAa) do município, o índice baixou de 7, 4% para 6,3%, mas ainda é preciso intensificar os trabalhos. “O índice ainda está alto e o fato dele ter baixado não nos tranquiliza, porque o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Temos um alto risco para epidemia, por isso estamos trabalhando intensamente para diminuí-lo e contamos com a colaboração da população”, afirmou a gerente de vigilância ambiental da Prefeitura.

Mais informações: a gerente de vigilância ambiental, Mirna Germiniano, pelo 3372-9427 ou com a diretora de vigilância em Saúde, Mara Alice Zanetti, pelo 3372-9479.

Nenhum comentário:

Postar um comentário