segunda-feira, 7 de abril de 2014

Seminário Estadual debate aquicultura em Londrina

Debater o potencial dos produtos agrícolas como oportunidade de renda, qualidade de vida e instrumento de melhoria das condições sociais da família rural e oferta de alimento saudável é o objetivo do 13º Seminário Estadual de Aquicultura, que será realizado amanhã (8), das 9h às 12h30, no Recinto Milton Alcover, na 54ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. O prefeito  Alexandre Kireeff e o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Casanova Junior, participam do evento.

O ministro da Pesca e Aquicultura, senador Eduardo Lopes, fará a abertura do seminário. Logo após, será ministrada a palestra Biorremedição: Desafios produtivos na tilapicultura intensiva - O exemplo da América Latina e Brasil, pelo médico veterinário Rodrigo Zanolo, gerente técnico para a América Latina da MSD Saúde Animal. Depois os participantes vão acompanhar o depoimento do engenheiro agrônomo Vauller Aparecido Furtado, sobre a situação do cultivo de peixes em três condomínios no reservatório de Canoas I e mais uma palestra com o tema Melhoramento Genético da Tilápia, ministrada pelo geneticista Dr. Diones Bender Almeida de São Paulo.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Casanova Junior, a secretaria vem realizando ações junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura, como a disponibilização do Caminhão do Peixe, que trata-se  de um projeto já implantado na cidade para fomentar a cadeia produtiva da pesca e aquicultura familiar, comercializando pescados da região, e a habilitação de Londrina - através de um edital lançado no ano passado - para receber uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira, equipamentos fundamentais na construção de novos tanques e na melhoria da condição dos existentes. Além disso, segundo o secretário, há estudos para a implantação de um projeto que envolve a construção de um centro de capacitação na área de aquicultura.

O seminário é uma promoção do Governo do Estado do Paraná e Sociedade Rural em parceria com a Prefeitura de Londrina; Ministério da Pesca e Aquicultura; Ministério do Desenvolvimento Agrário e Banco do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário