terça-feira, 8 de abril de 2014

Kireeff quer polo de Aquicultura na região de Londrina

O 13º Seminário Estadual de Aquicultura aconteceu nessa manhã no Parque Ney Braga, como parte da programação da 54ª Expolondrina 2014. A cerimônia foi aberta pelo ministro da Pesca e Aquicultura, senador Eduardo Lopes, e contou com a presença de produtores, pescadores, autoridades e representantes de diversas entidades da área. 

O ministro Eduardo Lopes elogiou o seminário. “Muito bem organizado; encontros como esse são cruciais para o crescimento da produção de pescado. São nesses momentos que debatemos sobre fatores que influenciam para um cenário próspero para o setor, tanto produtivo quanto social, para as famílias tradicionais de pescadores que exercem o ofício. Hoje o consumo médio de peixes por brasileiro é de 17 kg por ano, quase dobrou em relação ao último ano e temos muito para crescer ainda.”

O ministro aproveitou para informar que hoje foram publicados no Diário Oficial três editais que vão beneficiar diretamente os produtores. O governo vai ceder águas para a criação de tilápias e ostras. A expectativa é de que a produção de tilápia seja de 1.800 toneladas por ano e o espaço cedido será nos reservatórios de Capivara, Canoas e Taquaruçu, enquanto as ostras devem chegar a 1.600 toneladas por ano e serão cultivadas no litoral.

Kireeff quer polo

O prefeito Alexandre Kireeff, ao dar as boas vindas ao Ministro Lopes, sugeriu ao governo federal que faça investimentos em Londrina e municípios da região, principalmente os situados próximo das represas. “Temos mão de obra, tecnologia, recursos naturais e gente competente. O governo federal tem um olhar atento para a pesca, nós estamos alinhados a isso”, disse Kireeff. Diante de um mercado consumidor crescente, a região de Londrina pode se transformar em polo nacional de aquicultura, e ajudar no abastecimento nacional, defendeu o prefeito. 

Emater concorda

O engenheiro de Pesca do Emater, José Eduardo Guimarães Barreto, fez coro ao pensamento do prefeito. “Nós temos um estado rico em água e toda a disponibilidade para desenvolver o pescado, a aquicultura. É fomentando o cultivo que vamos aumentar a produção. É um alimento de qualidade que tem tido uma demanda crescente nos últimos anos.”

O 13º Seminário Estadual de Aquicultura é uma promoção do Governo do Estado do Paraná e Sociedade Rural em parceria com a Prefeitura de Londrina; Ministério da Pesca e Aquicultura; Ministério do Desenvolvimento Agrário e Banco do Brasil.

Mais informações: Núcleo de Comunicação – 3372-4611

Nenhum comentário:

Postar um comentário