segunda-feira, 14 de abril de 2014

CMTU de Londrina recebe Finalização do Terminal da Zona Oeste

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) recebeu hoje (14) da empresa Transportes Coletivos Grande Londrina a finalização do Terminal Urbano da região oeste, localizado na avenida Leste-Oeste, próximo à rotatória com a avenida Universo. O terminal acolherá passageiros de 15 linhas, somando as que entram em operação e outras que terão seus itinerários adaptados. Ao ato compareceram o diretor geral da TCGL, Gildamo Mendonça, vereadores, secretários da prefeitura e moradores de bairros vizinhos. O promotor de Defesa dos Direito do Consumidor, Miguel Sogayar, elogiou a empresa, a Prefeitura e a CMTU pelo benefício aos usuários. O prefeito Alexandre Kireeff não pode comparecer: viajou cedo para Curitiba onde cumpriu agenda com o governador Beto Richa.

O presidente da CMTU, Carlos Geirinhas, explicou que a Companhia analisou e readequou os projetos onde achou necessário durante a obra. “Nós assumimos ano passado e fizemos uma série de correções nos projetos para viabilizar a construção da obra e garantir que os ônibus entrassem com a maior segurança no terminal. Queremos oferecer serviços de qualidade para a população, que é a marca dessa administração.” – disse. A CMTU é responsável pelo gerenciamento do Terminal. O sistema começa a operar no dia 22 de abril.

Geirinhas destacou que o usuário terá mais comodidade no deslocamento. “O terminal vai agregar muito para as pessoas que utilizam o transporte coletivo de Londrina. Vamos trazer linhas diretamente para cá. Esse terminal atende a nossa preocupação de desafogar o terminal central. Hoje basicamente todas as linhas de norte e sul passam por lá, e agora existe a possibilidade de não acontecer isso. Aumentaremos o conforto para o cidadão, proporcionaremos ao usuário que atravessa a cidade a opção de fazer o trajeto em apenas um veículo.”

Foi feito um estudo aprofundado para definir quais linhas passarão pelo Terminal da Zona Oeste. ”Nós analisamos minuciosamente durante esses últimos meses, avaliamos, escolhemos as melhores opções e agora vamos comunicar as alterações à população, com panfletagem, aviso nos ônibus e com a ajuda da imprensa para divulgar as linhas que passarão por aqui. Essa semana é de comunicação, para que semana que vem comecemos a operar e o cidadão esteja bem informado.”

Margarida Alves é moradora da região há mais de 50 anos e membro da Associação da Melhor Idade do Jardim do Sol, ela comemorou a instalação do terminal. “Estávamos esperando faz tempo. Vim hoje conhecer e achei muito bonito. Agora é esperar para ver o quanto vai facilitar para gente. ”

José da Silva, há 26 anos no bairro, levou toda a família para conhecer o novo terminal. “Nós todos utilizamos o transporte coletivo. Esse terminal vai ajudar muito quem precisa. Não só da nossa região, mas de toda a cidade. Precisávamos das melhorias no acesso e opções para nos locomover.”

Os usuários do transporte coletivo vão poder contribuir apresentando sugestões de mudanças nos itinerários, pelo telefone 3379-7951 ou no endereço www.tcgrandelondrina.com.br.

A obra

O Terminal da Zona Oeste deve atender inicialmente cerca de 25 mil usuários todos os dias. A obra é uma contrapartida da empresa Grande Londrina, prevista no contrato de concessão do sistema de transporte. O novo terminal tem 2.452,45 m² de área construída e capacidade para abrigar 14 coletivos estacionados ao mesmo tempo.

Projetada visando a segurança e a acessibilidade dos passageiros, a obra conta com banheiros adaptados, rampas de acesso e piso tátil. Duas faixas elevadas foram construídas nos dois sentidos da avenida Leste-Oeste, para minimizar os riscos de acidentes.

Dentro do Terminal, duas salas vão abrigar a parte administrativa e de fiscalização de transporte. Lixeiras ecológicas, instaladas em toda a extensão da plataforma, vão possibilitar que os usuários descartem o lixo separadamente, de acordo com o tipo do resíduo. A água da chuva, através de um sistema de cisternas, será captada e reaproveitada na lavagem do piso.

Um detalhe que chama atenção na obra é o fraldário. Diferente do que acontece em muitos lugares, onde o espaço fica quase sempre anexo ao banheiro feminino, o fraldário do novo terminal é unissex, para que também os pais possam trocar os bebês.



Alterações nas linhas



A CMTU ampliou as linhas diametrais, que ligam uma região a outra da cidade, passando pelo centro (mas não pelo Terminal Central), e implantou as linhas perimetrais (interbairros), que ligam uma região a outra da cidade, sem passar pelo centro.



As novas linhas são: 300 – T. Oeste/Centro; 316 – T. Oeste/Jardim Leonor; 350 – Expresso T. Oeste/T. Central; 807 – Diametral T. Oeste/Centro Cívico/Jardim San Fernando; 931 – Perimetral T. Oeste/Londrina Norte Shopping; 932 – Perimetral T.

Oeste/T. Ouro Verde/Terminal Vivi Xavier e 933 – Perimetral T. Vivi Xavier/Jardim Vista Bela/T. Oeste/UEL/Shopping Catuaí.



As linhas com trajetos alterados são: 303 – T. Oeste/Jardim Tókio; 309 – T. Oeste/Parque Ney Braga; 310 – T. Oeste/Jardim do Sol/T. Central; 311 – Jardim Santa Rita/T. Oeste/T. Central; 312 – T. Oeste/Jardim Santa Madalena; 313 – Jardim Sta. Madalena/T. Oeste; 810 – Diametral T. Oeste/Av. Tiradentes/Centro/Av. São João e 904 – Perimetral T. Oeste/UEL/Shopping Catuaí/T. Acapulco/Jardim São Lourenço.



Em razão da nova configuração de atendimento da região Oeste também será

alterada a linha 410 – T. Central/Vila Nova (via Araguaia) e serão suprimidas 5

linhas: 304 – T. Central/Jardim Sabará; 421 – T. Milton Gavetti/Jardim Santiago II; 701 – Rápido San Fernando/Centro; 902 – Perimetral T. Milton Gavetti/Av. Tirandentes e 912 – Perimetral T. Ouro Verde/UEL.



Com a nova linha perimetral 932, por exemplo, um morador do Jardim Santa Rita

que estuda da UEL, poderá ir direto para universidade sem passar pelo centro,

diminuindo seu tempo de viagem em cerca de 15 minutos. O mesmo pode ocorrer com um morador do Jardim Vista Bela que queira se dirigir as universidades localizadas na região Sul. Embarcando na Perimetral 933 eles irão diretamente ao seu destino.



Já a perimetral 904, que já existia e tinha como ponto final o Jardim Bandeirantes,

agora com seu trajeto ampliado até o Terminal Oeste, poderá transportar um cliente diretamente ao Terminal Acapulco, localizado na região Sul ou vice-versa.



Utilizando a nova diametral 807 os moradores da região oeste poderão acessar

diretamente a Av. Maringá, a Av. Bandeirantes e o Centro Cívico, propiciando um

ganho de tempo de 10 minutos. A linha 300 foi criada pensando em uma alternativa de integração no centro sem passar pelo Terminal Central. O cliente que deseja ir para outra região poderá integrar com outra linha nos pontos da região central utilizando o cartão transporte.



O tempo médio do percurso completo das linhas do Sistema de Transporte Coletivo em Londrina é de 40 minutos. Com as integrações possíveis com a operação do Terminal Oeste a CMTU estima que o usuário poderá economizar em média 25% do tempo.



Além das linhas criadas para operar no Terminal Oeste a CMTU também vai implantar a 808 - Diametral Jardim Bandeirantes/Jardim Tókio/Centro/Av. Robert Koch. Ela vai interligar as regiões Oeste e Leste, passando pelo centro, evitando que os moradores destas regiões, que tenham interesse em locais por onde a linha vai passar, utilizem o Terminal Central. A 808 acessar o centro pela Av. Presidente Castelo Branco.



Os usuários das linhas que serão alteradas e suprimidas deverão estar atentos para os novos formatos de atendimento e tabelas horárias.



Principais mudanças



1) 303 – Jardim Tókio: terá seu destino alterado do Terminal Central para o Terminal Oeste, em função de sua demanda. Mas deve ser destacado que os moradores das regiões atendidas com a linha 303 passarão a contar com a 808 – Diametral Jardim Bandeirantes/Jardim Tókio/Centro/Av. Robert Koch, que irá diretamente ao centro pela Av. Presidente Castelo Branco.



2) 309 – Pq. Ney Braga: também terá seu destino alterado do Terminal Central para o Terminal Oeste, em função de sua demanda. Em razão desta alteração a linha terá a frequência alterada nos horários de pico para 08 minutos, permitindo que os usuários integrem com facilidade nas demais linhas que utilizarão o T. Oeste. O novo percurso atenderá os alunos da PUC no sentido de ida e volta.



3) 310 – Jardim do Sol: passará a atender os atuais usuários da linha 410 via Araguaia. Com a ampliação do trajeto e da demanda a linha contará com aumento na freqüência, passando dos atuais 30 minutos, para 17. Os usuários da linha 310 poderão integrar com as demais linhas que operarão no T. Oeste;



4) 311 – Jardim Sta. Rita: Deixará de percorrer a rua Castanheira e a Av. do Sol, com objetivo de dar mais agilidade a linha, que servirá de conexão entre o T.Oeste e o Terminal Central. Os usuários que embarcam na rua Castanheira e Av. do Sol, passarão a utilizar a linha 316 – Jardim Leonor, que terá frequência de 08 minutos no pico, permitindo a integração com as demais linhas que operarão no T. Oeste. Com as alterações esta linha passará a atender os moradores da rua Athos Anzola, substituindo o atendimento feito pela linha 312.



5) 312 – Jardim Sta. Madalena: também terá seu destino alterado do Terminal Central para o Terminal Oeste, em função de sua demanda. Em razão desta alteração a linha terá a frequência alterada nos horários de pico para 12 minutos, permitindo que os usuários integrem com facilidade nas demais linhas que utilizarão o T. Oeste, incluindo a nova linha 300, que percorrerá pela Av. Tiradentes. Com as mudanças a linha passará a atender o mesmo itinerário no sentido de ida e no sentido de volta, com exceção da rua Athos Anzola, que passará a ser atendida pela linha 311. Os moradores das regiões atendidas pela linha 312, também poderão contar com as novas perimetrais 931 e 933.



6) 313 – Jardim Sta. Madalena: terá seu destino alterado do Terminal Central para o Terminal Oeste, em função de sua demanda. Passará a contar com uma frequência a cada 20 minutos durante todo o dia, permitindo que os usuários integrem com facilidade nas demais linhas que utilizarão o T. Oeste.



7) 410 – Vila Nova (via Araguaia): Deixará de percorrer a rua Araguaia, que passará a ser atendida pela linha 310. A linha 410 continuará partindo do Terminal Central, atendendo os bairros próximos a Av. Leste-Oeste e a rua Tietê.



8) 810 – Diametral Av. Tiradentes/Centro/Av. São João: Passará a atender o Cj. Ernani Moura Lima, possibilitando a integração com a nova linha diametral 808 na rua Maurílio Mazzer. Passará a ter como ponto inicial o T. Oeste, deixando de atender a PUC, que será atendida, nos dois sentidos, pela linha 309. Sua freqüência será alterada para 19 minutos.



9) 904 – Perimetral Bandeirantes/UEL/Shopping Catuaí/T. Acapulco/Jardim São Lourenço: Passará a ter como ponto inicial o T. Oeste, servindo de importante meio de ligação entre as regiões oeste e sul, permitindo integração com universidades e com o Terminal Acapulco. A linha deixará de atender o Jardim Messiânico e de percorrer em um trecho da rua Serra dos Pirineus, passando a atender o Jardim Bandeirantes no sentido de ida e de volta.



5 Linhas serão suprimidas



1) 304 – Jardim Sabará: os horários em que esta linha percorria a Av. Arthur

Thomas serão atendidos pela nova perimetral 933. E os horários em que a

linha atendia o Jardim Sabará serão supridos pela perimetral 904;



2) 421 – Jardim Santiago II: O itinerário e os horários desta linha foram assumidos

pela nova perimetral 931, com a opção de integração no T. Oeste;



3) 701 – Rápido Jardim San Fernando/Centro: O itinerário e os horários desta linha

foram assumidos pela nova diametral 807, permitindo a integração com a Av.

Maringá, com a Av. Tiradentes e com o T. Oeste;



4) 902 – Perimetral T. Milton Gavetti/Av. Tiradentes: Operava em apenas 03

horários durante o dia. Este atendimento passará a ser operado pelas novas

perimetrais 931 e 932;



5) 912 – Perimetral T. Ouro Verde/UEL: Operava em apenas 05 horários durante

o dia. Este atendimento passará a ser executado pela nova perimetral 932.



Os funcionários da CMTU e da TCGL, concessionária que vai operar no Terminal, estarão divulgando, durante toda a semana, material informativo nos bairros da regiões.



Mais informações na assessoria de Comunicação da CMTU, pelo telefone 3379-7948

Nenhum comentário:

Postar um comentário