segunda-feira, 12 de maio de 2014

Projeto pedagógico inovador é colocado em escolas de Londrina

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Lemann, vai colocar amanhã (13), em algumas escolas de Londrina, uma plataforma de exercícios de matemática da Khan Academy, que objetiva contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos em matemática. O projeto está em fase piloto e inicialmente será colocado em quatro escolas do ensino fundamental. A plataforma possui exercícios online e possibilita que cada aluno avance no seu próprio ritmo, assistindo aos vídeos e fazendo os exercícios correspondentes. Os professores atuam no monitoramento dos alunos, em tempo real, e a partir dos resultados obtidos nos exercícios, planeja suas aulas considerando as demandas e dificuldades individuais do aluno.

A secretária municipal de Educação, Janet Thomas, disse que acredita na implantação de projetos que se adaptem ao mundo moderno e que esta plataforma vai nesta direção. “Precisamos buscar formas de trabalhar que se adaptem a nova realidade da criança. É um projeto que atua na necessidade que o aluno tem de mexer com tecnologia e é muito mais proativo por parte do aluno, porque o professor atua apenas como um intermediário, ajudando em suas dificuldades, para que ele possa ‘andar’ sozinho”, ressaltou.

Treinamento de professores

A secretária explicou que para implantação do projeto nas escolas, foi necessário adequar a velocidade da internet e toda a rede lógica das unidades escolares, pois foi necessário adquirir mais computadores, já que cada aluno ocupa um máquina. Além disso, os professores passaram por um treinamento, em duas partes. Uma para aprender sobre o sistema operacional da plataforma e outra de motivação, com o objetivo de incentivá-los a estarem abertos às novidades. A parte motivacional foi ministrada pela própria secretária. “Essa parte envolveu preparar os professores para o novo, para que não desanimem na primeira dificuldade e consigam superar as adversidades”, disse.

Janet explicou como é a dinâmica do ensino que, tem como diferencial, a possibilidade do aluno se desenvolver conforme suas habilidades. “O próprio programa disponibiliza, diariamente, um resumo da quantidade de exercícios que o aluno acertou e quais conteúdos. Baseado nisso, o professor reúne os alunos que estão com dificuldades em determinado assunto em um grupo, independente do ano em que ele se encontra, e trabalha com ele de forma individualizada em suas dificuldades”. Essas oficinas serão realizadas no laboratório, durante o horário da aula de matemática.

Mais informações com a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, 3372-4023.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário