segunda-feira, 12 de maio de 2014

Funcart inicia projetos de arte e cidadania em Londrina

A Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) e a Escola Municipal de Teatro (EMT) iniciam, nesta semana, uma série de apresentações dos projetos “Teatro e Assistência Social” e “Caravana Ecológica”. Ao longo do ano, as duas iniciativas levarão para escolas, praças, centros de atendimento e outros espaços alternativos montagens voltadas à conscientização de públicos específicos. A iniciativa tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Na sexta-feira (19) no auditório da OAB, na rua Governador Parigot de Souza, 311, às 8h30, será apresentado o espetáculo do “Teatro e Assistência Social” que conta com a participação de alunos e ex-alunos da EMT, sobre a violência contra crianças e adolescentes. Será encenado dentro de um evento da Secretaria Municipal de Assistência Social. As apresentações continuam em diferentes pontos de Londrina. A “Caravana Ecológica” faz apresentações hoje (12) na Expoingá, em Maringá, e já volta à Londrina para se apresentar em escolas também nesta semana.

Os dois projetos envolvem estudantes de teatro e professores da Funcart. As montagens têm curta duração, entre 20 minutos e meia hora, e são de caráter itinerante, ou seja, podem adaptar-se a qualquer ambiente. Essa flexibilidade tem como objetivo fazer com que os esquetes cheguem aos públicos mais interessados nos temas.

Teatro e Assistência Social

A preparação do projeto “Teatro e Assistência Social” começou ainda em março, quando professores e cerca de 30 alunos da EMT receberam palestras e oficinas de psicólogos, técnicos e assistentes sociais dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Londrina.

As exposições teóricas, conversas e improvisos teatrais giraram em torno de seis eixos temáticos eleitos pela Secretaria de Assistência Social: economia solidária; juventude e adolescência; moradores de rua; participação política; família e violência contra crianças e adolescentes.

Na montagem cinco crianças conversam no ponto, enquanto aguardam o ônibus para a escola. No relato de cada uma, aparecem questões como o trabalho infantil, a violência sexual, a negligência de atenção dos pais e a violência física. Na trama, os problemas são sempre acompanhados de possíveis soluções.

Caravana Ecológica

Os espetáculos do projeto “Caravana Ecológica” já rodaram praticamente todo o Brasil. A nova montagem, com os atores Priscila Souza e Adalberto Severiano, não foge à regra: as apresentações começam em colégios de Londrina e percorrem, até o final do ano, cidades como Curitiba (PR), Itabaiana (SE), Aparecida (SP), Guarulhos (SP), Itajaí (SC) e Garibaldi (RS).

A abordagem é sempre relacionada à consciência ecológica e ao tráfico de animais silvestres. A natureza exuberante do Brasil acaba fazendo do país um alvo para este tipo de crime. Os números são alarmantes: a captura e venda de animais de forma ilícita é o terceiro tipo de tráfico que mais movimenta dinheiro no mercado negro, perdendo apenas para o comércio de drogas e armas.

Ao longo de duas décadas de existência, a Funcart procura realizar, paralelamente aos projetos estéticos, iniciativas que usam a arte como instrumento de transformação social. Já foram montados espetáculos com o apoio da secretarias de Políticas para as Mulheres e Educação, além de instituições filantrópicas, empresas públicas e privadas.

Texto: Assessoria Funcart

Mais informações com Renato Forin Jr, pelos telefones (43) 9979-3349 / 3342-2362
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário