terça-feira, 6 de maio de 2014

Ação Emergencial vistoria mais de 8.800 imóveis em Londrina_Rádio Maringá

Desde o início da Ação Emergencial de Combate à Dengue, há oito dias, os agentes municipais de Endemias e os agentes comunitários de saúde (ACS) já inspecionaram 4.892 imóveis. Hoje (5) e amanhã (6), mais 3.931 moradias serão visitadas pelos técnicos, o que totaliza 8.823 visitas em sete bairros da cidade.

A intenção é orientar os moradores sobre o descarte correto de objetos que podem acumular água, para que assim seja possível controlar e combater a proliferação do mosquito o Aedes aegypti.

Hoje (5), os moradores da Vila Yara que residem próximos à Avenida Brasília, Dez de Dezembro e nas proximidades do Detran devem atentar para a visita dos técnicos da Prefeitura. Outro grupo está no Jardim Kase inspecionando 2.170 casas compreendidas pelo quadrilátero da rua Caraíbas, avenida Duque de Caxias, Avenida Brasília e Dez de Dezembro.

Os funcionários da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) passarão recolhendo materiais descartados como pneus velhos, recicláveis e equipamentos da linha branca como micro-ondas, geladeiras e fogões hoje e amanhã (6).

No Pindorama

Mais 1.489 residentes do Pindorama, que estão localizados no quadrilátero formado pela Avenida Theodoro Victorelli, Dez de Dezembro, Santa Mônica e pela rua Santa Terezinha, também serão orientados. Os caminhões da CMTU passarão recolhendo os materiais sem uso na quarta (7) e quinta-feira (8).

De acordo com os agentes do setor de Endemias da Prefeitura, a população tem colaborado com a ação emergencial e todos os produtos sem uso, que podem acumular água, estão sendo descartado. Segundo os dados preliminares, a CMTU recolheu no Conjunto Ernani Moura Lima e no Jardim José Bonifácio 23 caminhões de materiais e 3,5 toneladas de produtos da linha branca e recicláveis. Já na Vila Marízia foram necessários 6 caminhões e 300 quilos de objetos da linha branca e recicláveis. No Centro Social Urbano da Vila Portuguesa foram contabilizados até o momento 20 caminhões de entulho.

A ação emergencial teve início nas regiões em que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRAa) do município obteve os maiores índices de proliferação do mosquito Aedes aegypti e mais casos confirmados da doença. Para combater o mosquito da dengue, além da vistoria aos imóveis, orientação da população e recolhimento dos materiais, os agentes de endemias também estão fazendo uma barreira de contensão com a dispersão de inseticida através do nebulizador UBV costal.

Mais informações: a gerente de vigilância ambiental, Mirna Germiniano, pelo 3372-9427 ou com a diretora de vigilância em Saúde, Mara Alice Zanetti, pelo 3372-9479.

Nenhum comentário:

Postar um comentário