terça-feira, 25 de março de 2014

Prefeitura inicia capacitação em libras


A Prefeitura de Londrina iniciou ontem (24) o curso de libras destinado a servidores municipais. A aula inicial foi no Sindserv, onde serão os encontros toda segunda-feira até o mês de setembro. No total, 40 servidores de diferentes secretarias e órgãos da administração se inscreveram, é o maior número de alunos em um curso de libras ofertado pela Prefeitura. As professoras Cleusa Camargo de Oliveira e Jane Bastos Alves, do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES) são as responsáveis pelo curso. O objetivo é capacitar os servidores para a melhora no atendimento aos deficientes auditivos.

O assessor de Acessibilidade, Almir Escatambulo, saudou os participantes do curso. ”É admirável ver tantas pessoas interessadas em aprender um novo meio de comunicação, ainda mais um que permite a inclusão e supre a falta de profissionais preparados para atender aos surdos. Temos alunos da Guarda Municipal, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, Assistência Social, entre outros, que lidam diretamente com a população e precisam ter esse conhecimento. É gratificante vê-los aqui.”

A professora Jane contou que desenvolve atividades com surdos há quase 25 anos. “Comecei ainda na época do oralismo, quando a libra não estava instituída. Fui me atualizando, trabalhei como intérprete e também dou aulas de português e inglês. É muito satisfatório poder ensinar esse público. São alunos muito dedicados, pois a língua brasileira de sinais é uma linguagem difícil e bonita ao mesmo tempo.”

A professora Cleusa é surda profunda, ela perdeu a audição aos seis anos por conta de uma meningite e aprendeu a se comunicar ainda jovem no Iles, onde hoje leciona. “É preciso acreditar em si mesmo. Eu trabalho no Iles desde 1996. Comecei como estudante, vim me especializando e hoje ensino no Instituto. É muito bom ver tanta gente interessada em aprender a linguagem dos sinais. Vocês irão ajudar muitos surdos que encontram barreiras de comunicação.”

Na primeira aula os alunos receberam uma contextualização sobre a história da educação de surdos no mundo e no Brasil e tiveram o primeiro contato com o alfabeto de libras.

Mais informações com a gerente de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas, Sueli dos Santos de Jesus, pelo telefone 3372-4041.


Nenhum comentário:

Postar um comentário