sexta-feira, 6 de junho de 2014

LONDRINA: Acesf amplia prazo para pagamento de taxa de manutenção

A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) ampliou o prazo para o pagamento da taxa anual de manutenção dos cemitérios públicos municipais até o dia 5 de setembro deste ano. Os cidadãos que ainda não atualizaram seus dados junto à autarquia devem comparecer pessoalmente à sede da Acesf, onde serão atualizadas as informações e entregue o boleto com a cobrança da taxa.

A atualização dos dados cadastrais é necessária, pois é através dela que a autarquia consegue entrar em contato com os concessionários. Para a atualização é necessário que o cidadão vá até a sede da Acesf e tenha em mãos os documentos pessoais como Registro Geral (RG) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Título de Concessão de Uso e um comprovante de residência. Pode fazer a atualização o próprio concessionário ou seus herdeiros comprovados. Caso o concessionário seja falecido, a pessoa que comparecer receberá o boleto para pagamento da taxa. 

Desde a segunda quinzena de maio, a Acesf está enviando o boleto bancário referente à taxa de manutenção de cemitérios, que é anual, e tinha vencimento inicial para 5 de junho deste ano. A taxa varia de R$ 23,50 a R$ 117,50 conforme a localização do cemitério e é destinada aos serviços de limpeza e conservação, em que estão incluídos serviços como dedetização, gestão de resíduos sólidos e segurança.

A superintendente da autarquia, Sônia Gimenez, explicou que o prazo de vencimento foi estendido por causa da grande quantidade de endereços desatualizados. “Devido ao grande volume de endereços ainda não atualizados, os gestores da Acesf entenderam ser prudente ampliar o prazo para que os concessionários procedam à regularização junto à autarquia, com a atualização de seus endereços e pagamento da taxa com data de vencimento prorrogada, excepcionalmente para este ano de 2014, conforme o Decreto municipal n° 745.”

A diretora da Acesf, Andressa Vilela Landin, lembrou que os concessionários que não pagarem a taxa anual de manutenção até o dia 5 de setembro terão acrescidos ao valor, multa e mora. “É importante que o concessionário pague em dia suas taxas, porque depois do dia 5 de setembro será cobrado além do valor, multa e mora conforme prevê o Código Tributário Municipal e o Decreto municipal n° 1.579, de 30 de dezembro de 2013.”

Londrina conta com 13 cemitérios e aproximadamente 36 mil jazigos. A sede da Acesf fica na avenida Juscelino Kubitschek, 2.948 e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aqueles que desejarem, podem sanar suas dúvidas na autarquia através do telefone (43) 3372-7854.

www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário