quarta-feira, 11 de junho de 2014

Exposição "Faces da Copa" é aberta em Londrina

A Exposição Faces da Copa: Liga dos Craques, do artista David Wang, que acontece na Praça dos Três Poderes/Centro Cívico, e retrata em telas grandes nomes do futebol brasileiro e mundial foi aberta hoje (10) pela manhã com a presença do prefeito Alexandre Kireeff. A exposição estará disponível para visitação até o dia 26, de terça a domingo, das 13h às 20h. O período da manhã é reservado para visitação de escolas públicas. A exposição traz 25 telas que retratam jogadores como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo e acontece dentro de contêineres de navios, como uma forma de democratização da arte. 

A secretária municipal de cultura, Solange Batigliana, destacou que o evento trouxe a possibilidade do londrinense desfrutar da arte e agradeceu o apoio do prefeito Alexandre Kireeff, do vereador Tio Douglas, e de diversas secretarias e órgãos da prefeitura na realização do evento. “Abrimos hoje esta belíssima exposição, neste lugar diferente, que vai trazer muitas pessoas aqui pelo inusitado”, disse.

O prefeito de Londrina Alexandre Kireeff parabenizou o artista pela criatividade de seu trabalho e destacou as características da exposição. “A exposição é realmente provocativa por si só, por sua natureza e conteúdo”. Em seguida falou sobre a utilização do espaço cedido pela prefeitura para a realização do evento. “Inauguramos hoje, além desta exposição maravilhosa, a possibilidade da ocupação deste espaço pelas pessoas. É por isso que trocamos o canteiro de lírios, existente anteriormente, pelo gramado, porque temos a certeza de que este espaço pode ser mais bem utilizado pela população de Londrina para diversas manifestações, sejam elas artísticas, culturais, esportivas, políticas, entre outras”, ressaltou. 

O artista David Wang disse que esta exposição é um sonho realizado e informou que todas as telas têm características diferentes, com fisionomias e expressões de cada artista. “A única coisa que as telas têm em comum são as cores. Utilizei o uso excessivo de cores vivas para relatar o momento da atual da Copa do Mundo”, ressaltou. As peças produzidas para a exposição serão presenteadas aos jogadores respectivos e as mesmas obras serão reproduzidas em versões menores e leiloadas. A renda será revertida a projeto social voltado ao futebol. 

O evento foi inaugurado com a apresentação de um grupo de taiko (tambores japoneses), com crianças e adolescentes entre seis e 16 anos, que fazem parte do projeto londrinense do Instituto União para a Vitória, que há 15 anos desenvolve atividades educativas, esportivas e culturais que incentivam a permanência das crianças nas escolas. Em seguida o público prestigiou o hino nacional instrumentado em violino, pelo violinista e maestro Roney Marczak, vencedor de diversos concursos nacionais e internacionais e diretor da Escola de Música Sol Maior – instituição de Londrina que já formou milhares de jovens.

Estiveram presentes na abertura da exposição o secretariado municipal, o vereador Tio Douglas e representantes de diversos setores da administração. A exposição conta com o apoio da Prefeitura do Município de Londrina, por meio das Secretarias de Cultura, Ambiente, Educação, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Núcleo de Comunicação, Câmara Municipal, Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e outras empresas. 

Sobre o artista
David Wang é chinês, radicado em Londrina e se dedica às artes. É formado pela escola Pan-Americana de arte em 1985, pela FAAP no ano de 1989 e catalogado no catálogo nacional de artes plásticas Julio Lousado/03 1989. Em 2001 recebeu o prêmio Maimeri Latino Americano/terceiro lugar. Em 2011 ganhou o primeiro lugar no Salão Luso Brasileiro de Artes. Na pintura é que David Wang mais se destaca. Sua vasta coleção de quadros explora diversas temáticas com profundidade e requinte. Nos seus quadros, cores fortes em tinta acrílica e óleo sobre grandes telas, em que utiliza técnicas impressionistas, neoclássicas, pós-impressionistas e contemporâneas.

www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário