terça-feira, 23 de setembro de 2014

Semana do Trânsito prossegue em Londrina

A Semana do Trânsito em Londrina teve início na tarde da última quinta-feira, no Calçadão da cidade. O evento, organizado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), em parceria coma Polícia Militar (PM), contou com a participação da Banda Fanfarra, de bombeiros mirins, alunos da Escola Municipal Atanásio Leonel, autoridades, equipe do SEST/SENAT, imprensa e da população.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor de Trânsito, Hemerson Pacheco, o capitão da PM, Nelson Villa e o promotor de justiça, Paulo Tavares, reforçaram o investimento na educação do trânsito para as crianças, visando um futuro condutor mais consciente. “Estamos construindo dentro das escolas um ser humano melhor, por isso a importância de campanhas como essa, que instruam e incentivem que por meio da Lei vidas são preservadas”, recomenda o capitão Villa.

Para o promotor de justiça, é preciso adotar práticas que promovam a paz no trânsito. “Investir nas crianças é fundamental para a formação de adultos que respeitem as regras e, assim, ajudem a mudar o cenário atual, de violência. Sem dúvida, elas atuarão desde já, alertando seus familiares e exigindo bons exemplos”, salienta Paulo Tavares. 

Adotar uma postura mais educativa, fiscalizadora e menos punitiva faz parte dos planos do diretor de Trânsito, Hemerson Pacheco, que recentemente assumiu a função na CMTU. “Acredito que será possível construir uma Londrina mais humana quando todos se unirem pela causa. Tenho como exemplo o meu filho: quando pequeno, agia como um ‘policial mirim’, apontando minhas atitudes na direção. Por isso, reforçar a educação nas escolas, motivando os ‘agentes mirins’, faz parte do processo de transformação. No momento, não vamos mudar o trânsito aplicando multas, apenas. É necessário insistir num trabalho positivo, por meio de uma ação conjunta entre a comunidade, agentes e políticas públicas, investindo maciçamente na educação”, defende Pacheco.

Dentre as ações da semana, a demonstração da cadeira de impulsão, conduzida pela coordenadora de Educação no Trânsito, Danielle Pizaia, atraiu curiosos e comprovou a importância do uso do cinto de segurança por crianças e adultos. Alguns voluntários participaram do teste e mesmo em baixa velocidade (20 km/h), a violência do impacto evidenciou a proteção do cinto para a preservação da vida.

Na segunda-feira(22), à tarde, agentes de trânsito em parceria com a Secretaria do Idoso, fizeram uma ação educativa no estacionamento do Super Muffato da Duque de Caxias, chamando a atenção sobre o respeito com as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência , com a aplicação da “multa moral”, uma abordagem educativa e bem humorada para conscientizar a população. Atualmente, Londrina reserva 143 vagas para idosos e 112 vagas para deficientes. Já para carga e descarga, são aproximadamente 90 vagas no quadrilátero central.

Nesta terça-feira de manhã foi realizada uma blitz educativa na Rua dos Escoteiros, próximo ao Colégio Londrinense. A partir das 14h, agentes e idosos fizeram abordagens na faixa em frente ao Terminal Central, na Rua Benjamin Constant e na faixa com semáforo das Ruas Maranhão com Minas Gerais.

A programação da Semana seguirá até o dia 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito. 

Programação :
24 e 25/09
Blitz educativa em diferentes pontos da cidade

Mais www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário