terça-feira, 23 de setembro de 2014

LONDRINA - Prefeitura lança projeto de castração gratuita

A Prefeitura de Londrina, por meio da Vigilância Ambiental, divulga hoje(23) a Chamada Pública n° 001/2014 que dispõe sobre o chamamento de clínicas e hospitais veterinários para a realização de procedimentos cirúrgicos de esterilização, vacinação e outros, de cães e gatos que possuem guardião cadastrado junto ao Bolsa Família. A ação vai auxiliar no controle da população destes animais em Londrina. A previsão é que, aproximadamente, 2 mil animais entre cães e gatos sejam castrados. 

O projeto, além da castração também prevê o fornecimento de vermifugação, vacinação e a identificação eletrônica dos animais por meio da aplicação de microchip.  Com ele, será possível a obtenção de dados que relacionam o animal ao seu guardião, através de um número único. “Com isso, espera-se dificultar o abandono de animais, pois a pessoa poderá ser responsabilizada por práticas de maus tratos a animais”, explicou o veterinário da Vigilância Ambiental, Alessandro Caseri.

De acordo com Caseri, o projeto é importante, pois muitos donos deixam seus animais soltos, aumentando os índices de proliferação progressiva. O interesse é diminuir o número de animais abandonados nas ruas, em Organizações não Governamentais (Ongs) e também diminuir os riscos de transmissão de diversas doenças.

A realização dos serviços da Campanha de Controle de Populações de Cães e Gatos será em clínicas ou hospitais veterinários particulares, credenciados junto a Prefeitura, sem caráter de exclusividade. O período de duração do projeto é de um ano, porém, de acordo com Caseri, poderá ser prorrogado por mais um ano. O trabalho é destinado àqueles que não têm condições de realizar a castração de seu animal em clínicas particulares. “O projeto foi aprovado para pessoas que recebem o Bolsa Família, pois elas raramente terão acesso à castração paga de seus animais. É um procedimento eletivo e o animal não corre risco de vida caso não a faça.”

Quem se interessar deve possuir documento de identificação, cartão do Bolsa Família e comprovante de residência para realizar o cadastro. Mais informações pelo telefone 3372-9407 e a chama pública completa pode ser acessada o Jornal Oficial do Município nº 2.532, publicado hoje no portal da prefeitura – www.londrina.pr.gov.br 

Mais www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário