terça-feira, 22 de julho de 2014

LONDRINA - Saúde prepara encontro de auriculoterapia

Secretaria Municipal de Saúde prepara o quarto encontro de capacitação em auriculoterapia, técnica terapêutica complementar baseada em pontos localizados na orelha. Será no dia 21 de agosto. O trabalho, que começou há oito meses na rede municipal, incentiva a formação de profissionais para o uso dessa  técnica.  

Segundo a assessora técnica da Diretoria de Planejamento e Gestão de Saúde da Secretaria de Saúde, Sônia Hutul, a cidade terá, em breve, um grupo técnico de estudos permanentes em auriculoterapia para levar à frente o projeto. “O grupo deverá ser formado durante o quarto encontro para capacitação em auriculoterapia. A equipe deve ser formada por 15 profissionais.”

O processo teve início com um curso de capacitação realizado no final de 2013. Atualmente, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já oferecem tratamento de acupuntura. “ A nova prática vem somar a tratamentos existentes”, destacou a assessora.

De acordo com Sônia Hutul, mesmo em pouco tempo, os profissionais envolvidos no projeto têm relatado melhoras e resultados positivos da aplicação da auriculoterapia para o tratamento de crises hipertensivas, dores articulares, enxaqueca, ansiedade, entre outros. 

O objetivo principal da auriculoterapia é diminuir a utilização de medicamentos. “Sendo um tratamento não invasivo, uma terapêutica complementar através de acupuntura no pavilhão auricular, dependendo do caso, pode ter resultados bem positivos. É uma alternativa que vem apresentando excelentes resultados”, destacou a assessora.

Hoje, a capacitação técnica de auriculoterapia na Rede Municipal de Saúde está sendo feita pelo médico Eduardo Shiratóri, que integra o quadro de servidores.

www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário