terça-feira, 22 de julho de 2014

Londrina inicia negociações com a China

Londrina poderá ser polo de exportação de carne bovina e frango para a China. Essa possibilidade, a curto prazo, foi discutida hoje à tarde (22) entre o prefeito Alexandre Kireeff, membros de missão Chinesa e representantes da China no Brasil. O presidente da Earth Commodities Group, Pau Bai, empresa chinesa instalada nos Estados Unidos; e o gerente geral da China Hong Kong Top-Business, Jo Zheou, confirmaram o interesse em negociar com grupos da cidade e manifestaram admiração por Londrina. O interesse imediato é pelo setor de alimentos, especialmente frangos, conforme o empresário Humberto Ramos dos Reis, representante da China no Brasil para negociação de alimentos.   

A oportunidade de negócios com a China segue as mesmas etapas de negociações com outros países, como o Japão, a partir da visita àquele país pelo prefeito Kireeff e, em seguida, pelo vice-prefeito Guto. No caso da China, conforme o gerente geral da Earth Commodities Group, Ying Wen Chang, o interesse se confirma pela crescente demanda chinesa por alimentos.

Durante o encontro, Kireeff falou da certeza de que Londrina pode garantir o fornecimento em qualidade e quantidade crescentes.  Destacou a grande oferta de matéria-prima e a tecnologia empregada na agroindústria bovina, de aves e outros alimentos.  Disse ainda sobre a boa posição de Londrina na indústria de serviços e no setor de informática. Fez referência ao serviço de telefonia e ao avanço técnico nessa área. Acrescentou que a experiência da telefonia vai para a iluminação porque a Sercomtel assume a iluminação pública da cidade, que vai ganhar em qualidade. “Somos a única cidade brasileira que tem um serviço telefônico próprio e, agora, transfere tecnologia para a iluminação”, disse.

Os chineses também falaram de tecnologia com destaque para a reutilização de água, com know how próprio e importado de uma indústria norte-americana. Sugeriram que investimentos nesse sentido podem vir para o Brasil.

Missão à China
“Temos muito interesse em organizar uma missão empresarial da região de Londrina para visitar a China”, sugeriu o prefeito, proposta imediatamente aceita por Jo Zhaeou.  A missão londrinense levaria uma pauta bilateral em que empresários locais apresentariam propostas de vendas de produtos do agronegócio e tecnologia de serviços, ao mesmo tempo em que a Prefeitura apresentará atrativos - do programa Londrina pra Frente - para implantação de indústrias chinesas por aqui. Neste caso, a boa infraestrutura de Londrina e região é fundamental. 

A possibilidade de negócios entre Londrina e China poderá ser potencializada com a visita, em breve, do presidente da China, Jing Ping Xi.  

www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário