sexta-feira, 4 de julho de 2014

Londrina reduz risco de epidemia de dengue

Valeu o esforço da Prefeitura e parceiros no mutirão contra a Dengue; valeu também o empenho da Secretaria da Saúde após o mutirão. A boa notícia é que o boletim semanal divulgado hoje (3) aponta para a redução do risco de epidemia. Hoje mesmo o prefeito Alexandre Kireeff postou em sua página no Facebook:


“Acabei de assinar a revogação do decreto de emergência de combate à dengue. Situação controlada, risco de epidemia reduzido. Parabéns à equipe da Secretaria Municipal da Saúde pelo empenho e pela superação. Todos sabemos que cidades bem estruturadas como Maringá, Cambé e Ibiporã acabaram entrando em condição de epidemia, mas ações integradas, contundentes e preventivas, envolvendo diversas secretarias municipais, a 17ª. Regional da Saúde e nossos mutirões inclusive contando com o voluntariado, foram capazes de evitar que Londrina vivesse uma situação de epidemia”.


O mutirão foi realizado entre 26 de maio e 4 de junho. A ação conjunta reuniu Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, membros da Guarda Municipal, recrutas do Tiro de Guerra e voluntários. A diretora de vigilância em Saúde, enfermeira Mara Alice Zanetti, lembrou que durante o mutirão aproximadamente 131 mil imóveis foram visitados e mais de 600 toneladas de criadouros retiradas das residências.


Ainda segundo Mara, apesar de os meses frios serem a época menos propícia à propagação do Aedes aegypti, o inverno deste ano tem apresentado temperaturas bastante elevadas, o que não atrapalha o ciclo reprodutivo do mosquito. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde tem mantido os procedimentos corriqueiros de vigilância e controle dos focos do inseto, como visitas domiciliares e ações educativas.


Decreto
No decreto 871 assinado hoje, revogando o decreto 670, de maio último, foi levado em conta que as campanhas realizadas estão surtindo efeito no combate ao mosquito transmissor da dengue no atendimento à população londrinense. Foi considerado ainda que houve um declínio no número de notificações e casos confirmados da doença por critérios clínicos epidemiológicos e laboratoriais.


LIRAa
Entre os dias 7 e 11 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde elaborará o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que trará mais dados sobre a situação atual da dengue no município, ajudando assim a nortear a estratégia de combate ao mosquito.


Mais informações: Núcleo de Comunicação (43) 3372-4611
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário