terça-feira, 12 de abril de 2016

LONDRINA - Coluna Orlando Gonzalez - 12/04

ORLANDO GONZALEZ

História no futebol amador
O comentarista esportivo Magrão lembra a coluna que na semana passada o seu Mané (Manoel Domingues), que tem uma história de dedicação ao futebol amador, completou 95 anos. Foi massagista por muitos anos no Flórida, participou das principais conquistas de sul-brasileiro de amador, Taça Paraná e outras competições amadoras pelo estado. Está aposentado e vive em Flórida, mas sempre que pode conversa com a ´turma´ do futebol amador.

Ainda não acertou
O novo time de futebol de Maringá que a coluna antecipou ante não teve selado o acordo entre os cartolas.

Comentarista na Record
O levantador Ricardinho, também fundador e presidente do Copel Telecom, rebaixado recentemente à Superliga B, acertou e vai comentar os Jogos Olímpicos pela TV Record.

Grêmio joga no domingo
O Grêmio Maringá volta a jogar no domingo pelo Campeonato Paranaense da Segunda Divisão. Pela oitava rodada, o jogo será diante do Paranavaí, às 15h30, no Estádio Waldemiro Wagner, em Paranavaí.

Rádio Ingamar transmite
A equipe de esportes da Rádio Ingamar confirma transmissão no próximo domingo do jogo entre Paranavaí x Grêmio Maringá. Narração: Chico Santos. Comentários: Marcelino Silva. Reportagens: Ivaldo Maciel, Nivaldo Águida e Edvaldo Ferreira. Plantão: Luis Pereira.

Para alegria dos curitibanos
Para a alegria dos curitibanos, Atlético, Coritiba e Paraná Clube estão nas semifinais do Campeonato Paranaense. Só não foi felicidade total por causa do intruso PSTC que, com certeza, apesar de não ter toda a estrutura dos demais, deverá contar com a torcida do interior do Estado.

Londrina perdeu a vaga
O Londrina não jogou nada e perdeu de 2 a 0 para o Atlético. Não perdeu apenas a vaga às semifinais, mas também a vaga para a Copa do Brasil de 2017.

Foi pênalti?
Até agora estou na dúvida se foi o não pênalti em Keirrison, do Londrina, no jogo contra o Atlético. O narrador antecipou que o atacante do Londrina forçou em cima da zaga, mas a RPC/Globo não repetiu a jogada por uma das diversas câmeras no estádio, para que ficasse evidenciado a ´forçada´ do jogador. É claro que trata-se de apenas curiosidade, até porque o Londrina não fez por merecer o resultado.

O grande vencedor
O grande vencedor na rodada estadual foi o PSTC. Ninguém acreditava na virada, e a equipe foi eficiente. Venceu o J. Malucelli por 3 a 0, e depois fez 4 a 3 nos pênaltis, em pleno EcoEstádio Janguito Malucelli. Esse Malucelli é organizado, tem estrutura, mas não tem torcida.

Federação Paulista é contra
A Federação Paulista de Futebol (FPF) tem que apresentar ideia para evitar confrontos dos torcedores. Foi uma situação de guerra a briga entre corintianos e palmeirenses e a Federação acha que, como ocorreu fora de estádio, torcida única não é a solução para evitar ´brigas´ das organizadas. Deveria apresentar uma solução. Por enquanto, a coluna apoia a ideia do Ministério Público. Torcida única hoje é a solução, ou torcida nenhuma, com o fim das organizadas. No futebol brasileiro tem muita gente que vive do passado ainda: da Seleção Brasileira jogando bem. Da Seleção vencendo seus jogos no momento que quiser. E tem gente sim que acredita. De estádio dividido entre as torcidas, com bandeiras, rojões que não acertem ninguém. Esse romantismo do futebol, que realmente foi um espetáculo, não existe mais. Hoje para se dividir o estádio entre as torcidas, tem que levar ´um milhão´ de policiais, que poderiam estar atendendo em outros locais, para ficar cuidando de marmanjo que vai ao campo arrumar confusão. E outra: Estádio com duas torcidas hoje é mais ou menos assim: 40 mil torcedores do time mandante de um lado, e 3 mil torcedores de time visitante do outro lado. Não tem como colocar todos os torcedores no estádio. E a diferença estabelecida hoje serve para levar uma minoria que, no caso, é só de torcida organizada que preenche os 3 mil lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário