quinta-feira, 31 de março de 2016

Londrina terá mais um cemitério público

A prefeitura de Londrina definiu o terreno onde pretende construir mais um cemitério público municipal. A área está localizada na zona norte da cidade, no prolongamento da avenida Saul Elkind (lote 8A/2-2, sentido Ibiporã). O terreno foi adquirido com recursos próprios do Município, totalizando R$ 2.039.000,00. A área possui 48.528,31 metros quadrados, equivalentes a dois alqueires, e terá capacidade para aproximadamente 20 mil sepulturas, o que atenderá a população de Londrina pelos próximos 18 anos.

Segundo a superintendente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Sônia Gimenez, trata-se de uma demanda antiga de Londrina, pois desde 2002 os gestores do órgão já apontavam a necessidade de aquisição de uma nova área destinada para a construção de um cemitério.

“Após o processo de escolha do terreno adequado, no qual avaliamos 23 áreas, chegamos a este espaço, adequado às demandas do Município. Providenciar com zelo o local para destinação dos corpos é apontar para uma política pública de grande relevância”, disse Sônia Gimenez.

O projeto prevê um cemitério misto. Ou seja, parte da área será destinada à construção de um cemitério parque (com gavetas subterrâneas) e a outra parte a um cemitério tradicional (com túmulos construídos do nível do chão para cima). Antes de iniciar as obras, a Acesf terá que protocolar pedidos de liberação de licenças ambientais junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A primeira fase do projeto deve ser concluída dentro de dois anos. Esta etapa compreende as obras de infraestrutura, como a construção de calçadas, muros e calçamento interno, além da construção de pelo menos uma capela, um escritório para atendimento, sanitários, vestiários e copa. A segunda etapa é destinada a construção dos jazigos.

Outras melhorias - Para atender a demanda de sepultamentos na cidade, até a inauguração do novo cemitério, a Acesf pretende aumentar o número de túmulos nos cemitérios João XXIII, localizado no Jardim Higienópolis, e no Padre Anchieta, no Jardim Ideal.

No João XXIII, o órgão pretende executar o calçamento interno e construção de muro, para maior aproveitamento do espaço. O projeto arquitetônico já está pronto e, atualmente, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, está dando andamento à planilha orçamentária.

No cemitério Padre Anchieta estão sendo feitos os trâmites para a execução de um loteamento da área que fica ao lado do cemitério. A ideia é incorporar parte desta área ao cemitério, para serem construídos novos jazigos.

Além disso, a Acesf também anunciou que está procurando um novo terreno para a construção de um crematório público preferencialmente na região sul de Londrina, já que a região não conta com um cemitério público, devido às condições inadequadas de solos.

+ www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário