quinta-feira, 31 de março de 2016

LONDRINA - Sercomtel é a melhor operadora em telefonia fixa e celular pré-pago

A Sercomtel é a operadora que obteve as melhores notas na pesquisa que mede a satisfação e a qualidade percebida pelos consumidores dos serviços de telefonia fixa e telefonia móvel pré-paga. O resultado foi divulgado nesta terça-feira(29) pela Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel).

A pesquisa refere-se ao ano de 2015 e está publicada no portal da agência reguladora (www.anatel.gov.br/consumidor). Os consumidores de todo o País atribuíram notas a indicadores como oferta e contratação, funcionamento, cobrança, recarga, canais de atendimento, atendimento telefônico, capacidade de resolução e reparo e instalação das principais operadoras brasileiras.

As sete empresas que prestam serviços de telefonia fixa no Brasil receberam uma nota média de 6,97, em uma escala que vai de zero a 10. A Sercomtel ficou em primeiro lugar, com a nota 8,3. Em relação ao serviço móvel pré-pago, os consumidores consultados indicaram a média de 6,62 para as seis operadoras avaliadas. Na primeira colocação, a Sercomtel recebeu a nota 7,81. A Sercomtel não foi pesquisada na modalidade de serviço móvel pós-pago.

A Anatel também divulgou a pesquisa de satisfação e qualidade percebida do serviço de banda larga fixa. Foram avaliadas 10 operadoras. Nesta modalidade, a Sercomtel ficou classificada em segundo lugar no País, com a nota 7,56. Na primeira colocação ficaram empatadas a Tim e Cabo Telecom, que atua no Rio Grande do Norte, com as notas 7,93 e 7,81, respectivamente. Se o comparativo for feito apenas no Paraná, a Sercomtel sobe para a primeira colocação.

“A exemplo das pesquisas dos anos anteriores, a Sercomtel aparece como a operadora que atende de forma mais satisfatória às metas de qualidade e de prestação de serviços de atendimento eficientes para seus assinantes", enfatiza o presidente da companhia, Christian Schneider.

A pesquisa – Os dados foram coletados em mais de 150 mil entrevistas telefônicas realizadas com consumidores no segundo semestre de 2015. A realização da pesquisa decorre de obrigação prevista na Resolução nº 654/2015 da Anatel, que prevê que as prestadoras de cada serviço devem, conjuntamente, contratar uma empresa pesquisadora para realizar a coleta e a apuração dos dados. Em 2015, a empresa contratada foi a TNS Brasil S.A.

Para a superintendente de relações com os consumidores da Anatel, Elisa Leonel, a pesquisa tem duas funções importantes: “Em primeiro lugar, ao publicarmos os resultados, estamos dando ao consumidor informações essenciais para que ele possa escolher qual prestadora irá contratar. Ao mesmo tempo, a pesquisa dá à Anatel informações essenciais para que ela possa direcionar suas ações de fiscalização, de controle e mesmo os seus regulamentos para solucionar os problemas que mais geram insatisfação nos consumidores”.

À Anatel coube a definição de metodologia, a elaboração dos questionários, o cálculo das amostras e o sorteio dos usuários a serem entrevistados.

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