terça-feira, 10 de março de 2015

RÁDIO MARINGÁ - Gestão de Londrina adota banco de preços para licitação

A Secretaria Municipal de Gestão Pública adotou o sistema de banco de preços, ferramenta informatizada para pesquisa de preços praticados pela administração pública em geral, que auxilia na comparação dos preços para licitações do município. Na prática isso significa que haverá mais eficiência no preço máximo para licitações, pois obtendo preços reais de mercado para iniciar a licitação, a administração promoverá preços mais justos e de acordo com os que são comercializados. O sistema estará disponível ao município em aproximadamente 15 dias.

Os preços dos objetos no banco originam-se de licitações públicas concluídas. Antes, os funcionários enviavam e-mails ou buscavam pessoalmente os preços dos objetos para realizar licitações, trazendo custos e morosidade na licitação. “Tendo um sistema como este disponível para a gestão, o tempo de cotações ou de comparação de preços vai diminuir no processo, otimizando as licitações”, informou o secretário municipal de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias.

O secretário explicou ainda que para iniciar um pregão é necessário ter o preço de mercado do produto. "Hoje não temos preços certos de mercado porque são buscados preços aleatoriamente em algumas empresas. Temos dificuldades em obter os valores de mercado, pois muitas vezes o empresário, que não tem interesse em participar da licitação, não coloca o valor real. Agora o sistema dará um preço isonômico, real de mercado, praticado pela administração pública em geral, trazendo economicidade nas compras”, ressaltou.

Segundo Dias o sistema vai acelerar o processo de licitações dos objetos comuns a todas as secretarias como material de limpeza, higiene, tintas, equipamentos de proteção individual, expediente, entre outros. O sistema foi adquirido pelo período de um ano, sendo necessária a realização de novo contrato anualmente.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário