terça-feira, 20 de janeiro de 2015

RÁDIO MARINGÁ - Apenas 49% das famílias atualizaram o Cadastro Único em Londrina

O Governo Federal encaminhou ao município de Londrina uma lista com 1.737 famílias que deveriam fazer atualização do Cadastro Único, que permite a inclusão em programas sociais existentes e a identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. Até o início de dezembro de 2014, última atualização dos dados, ainda restavam 882 famílias para fazer atualização cadastral.

A gerente de transferência de renda em exercício, da Secretaria de Assistência Social, Lorraine Moraes Ferreira, disse que o prazo para que as famílias fizessem a atualização dos dados encerrou na última sexta-feira (16). Porém, ela ressaltou que ainda é possível procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para atualizar as informações. Se houver dúvidas sobre qual CRAS fica mais próximo da residência é possível ligar no telefone (43) 3378-0420 para obter a informação.

As famílias devem procurar o CRAS com urgência, porque a partir de agora elas podem sofrer bloqueio dos benefícios na folha de pagamentos de fevereiro deste ano. A gerente explicou que as famílias, que mesmo após o bloqueio continuarem sem atualizar os dados cadastrais até o dia 20 de março, podem ter cancelados os benefícios na folha de pagamentos de abril de 2015.

Também poderão ter os benefícios cancelados, as famílias que na atualização cadastral apresentarem renda familiar por pessoa superior a R$ 154,00 e, após a atualização cadastral, apresentarem renda familiar por pessoa superior a R$ 77,00, e que recebem apenas o Benefício Básico.

Lorraine ressaltou que o cadastramento não significa a inclusão imediata das famílias em programas sociais. “Isso depende de critérios próprios de seleção de cada programa. Além disso, a família deve manter o cadastro atualizado a cada dois anos ou quando ocorrer alguma mudança nas informações prestadas como endereço, renda ou composição familiar”, disse.

Sobre o Cadastro Único

O Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico) é instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda mensal igual ou inferior a ½ salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O Cadastro Único possibilita conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos. Foi criado em 2001, regulamentado pelo decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

A identificação destas famílias permite delinear políticas públicas de proteção social, nas esferas federal, estadual e municipal e a inclusão em programas sociais já existentes, como Bolsa Família; Programa Minha Casa Minha Vida; Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção da Taxa do Concurso Público; Programa Leite das Crianças; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros.

Mais informações gerente de transferência de renda (em exercício) da Secretaria de Assistência Social, Lorraine Moraes Ferreira, 3378-0431.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário