quarta-feira, 1 de outubro de 2014

LONDRINA - Prefeitura abre Mês do Idoso

Na manhã de hoje (1°), Dia Internacional do Idoso, a Prefeitura de Londrina abriu as comemorações em homenagem aos centenários e as atividades do mês dedicado às pessoas com mais de 60 anos. A solenidade foi realizada no saguão da Prefeitura, onde estão expostas as fotografias de 30 idosos com mais de 100 anos. A população poderá conferir a exposição das fotografias de Luiz Jacobs e Vivian Honorato até o dia 16 de outubro, depois elas serão encaminhadas aos centenários.

Londrina conta atualmente com 70 idosos com idade acima de 100 e, de acordo com o último levantamento feito em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 70 mil idosos no Brasil. Para a secretária municipal do Idoso, Maria Inez Mazzer Barroso, é importante realizar solenidades para marcar o dia de hoje, porque são momentos de conscientização sobre a importância das pessoas com mais de 60 anos e de valorização daqueles que ajudaram a construir a sociedade atual.

“O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991, pela Organização das Nações Unidas e o objetivo foi marcar uma data para que as pessoas vissem que tem muito idoso no mundo e que eles precisam ser respeitados. Precisamos mudar a mentalidade das pessoas para que o respeito aos idosos aumente a cada dia, porque são pessoas que trabalharam tanto, contribuíram tanto para a sociedade e têm exemplos bons para nos dar”, disse Maria Inez.

Para o idoso de 101 anos, Divanir Moreira Cyrino, a homenagem feita pela Prefeitura é uma forma de relembrar os mais velhos. “Temos esse prefeito que não se esquece dos mais velhos e acho isso muito bom, porque traz alegria para nós. Não tenho palavras pra descrever. Essa homenagem, a gente não vai esquecer.”

Para Cyrino, o segredo para se viver tanto tempo está na alegria. “O segredo para viver bastante é fazer exercício todos os dias, tomar banho frio e não ficar com a cara fechada. A vida é alegria”, concluiu.

Já a centenária Rosalina Maria de Andrade, que faz tapetes como passatempo e frequenta associações com as amigas até hoje, considera uma alegria poder participar de homenagens como esta feita em forma de fotografias. “Eu tenho o certificado de 100 anos que a Prefeitura me deu ano passado. Tá lá na parede como um quadro. Ainda faço tapetes e vou na LBV há 19 anos. Já sofri bastante, mas hoje sou feliz”, complementou.
Para a fotógrafa da exposição, Vivian Honorato, poder realizar as fotos dos centenários como dona Rosalina e o senhor Divanir é um momento de aprendizado. “Foi muito gratificante poder fotografá-los, porque foi uma experiência diferente do trabalho feito no dia a dia. Foi uma oportunidade de conhecer esses centenários e ouvir um pouco da história de cada um, o que me incentiva a lutar por uma vida com mais qualidade.”

Atividades do Mês do Idoso

Maria Inez Mazzer Barroso também falou sobre as atividades que serão desenvolvidas durante todo o mês de outubro, que englobam palestras sobre saúde do idoso, oficinas para memória, encontros intergeracionais, bailes, teatros e apresentações de teatro e corais. Já estão abertas as inscrições para os idosos que desejam participar das atividades físicas desenvolvidas nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa das regiões oeste e leste.

• Dia 1º de outubro – abertura oficial e homenagem aos centenários.
• Dia 2 de outubro – reunião com o Conselho Municipal do Idoso, na sede da Prefeitura, às 9h. Às 14h30, apresentação de Teatro e Coral Casa das Flores, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste, que fica na rua Serra Pedra Selada, 111.
• Dia 3 de outubro – encontro de familiares e cuidadores de idosos, às 14h30, no Centro de Ciência da Saúde da UEL, que fica na rua Pernambuco, 540.
• Dia 6 de outubro – palestra sobre autocuidado e promoção da saúde, às 14h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, localizado na rua Gabriel Matokanovic, 260.
• Dia 8 de outubro – encerramento da oficina de exercício para a memória, às14h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste.
• Dia 9 de outubro – encontro intergeracional, às 14h, no Centro Educacional Espaço Criança, que fica na rua Antônio Eleotério Naves, 126.
• Dia 10 de outubro – Baile do Candeeiro, às14h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste.
• Dia 13 a 20 de outubro – revitalização facial, às 14h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste.
• Dia 15 de outubro – Teatro de Fantoche Intergeracional, às 14h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste.
• Dia 17 de outubro – Baile do Candeeiro, às 14h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste.
• Dia 23 de outubro – Baile do Candeeiro, às 14h, no Museu de Arte de Londrina, na rua Sergipe, 640.
• Dia 27 de outubro – palestra sobre saúde mental, às 14h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste.
• Dia 29 de outubro – tarde de talentos, às 14h, Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário